Diversos conceitos são apresentados
quando falamos sobre avaliação. Segundo Luckesi (1995), A avaliação é um juízo
de qualidade sobre dados relevantes para uma tomada de decisão.
A avaliação da
aprendizagem pode ser classificada em duas concepções, isto é, a concepção de
avaliação:
· Positivista ou tradicional: Teoria de avaliação baseada no
julgamento de erros e acertos que conduzem a prêmios e castigos.
· Dialética ou mediadora: Teoria de avaliação baseada no desempenho
de agentes ou instituições, em situações específicas e cujos sucessos e
insucessos são importantes para escolha das alternativas subsequentes.
1. Qual concepção de avaliação da aprendizagem
é enfatizada no vídeo? Justifique quais as principais consequências da referida
prática avaliativa?
2. Como desenvolver uma prática
avaliativa que promova a construção do conhecimento de forma qualitativa,
permanente, diagnóstica e que leve em consideração os ritmos pessoais do
educando?
PARTICIPEM DA DISCUSSÃO!!!
O vídeo mostra uma avaliação tradicional, trabalhando apenas com valores, quantidades e classificação dos educandos como principal função do ato de avaliar. Não preocupa-se com o que o aluno trás de aprendizado, só deposita conteúdos, tornando assim o ensino mecânico e desinteressante para o aluno.
ResponderExcluirA prática avaliativa precisa ser desenvolvida através de observações diárias do professor, sendo realizada de forma que valorize os alunos em seu qualitativo e quantitativo, respeitando seus respectivos ritmos de aprendizagem e que constantemente o professor também se auto-avalie
O VÍDEO MOSTRA UMA AVALIAÇÃO TRADICIONAL E ARCAICA,COM ACUMULO DE CONTEÚDOS SEM FIM INTERESSANTE DE APRENDIZADO.
ResponderExcluirA PRÁTICA AVALIATIVA PRECISA DE FORMA QUALITATIVA QUE LEVEM OS ALUNOS A UM APRENDIZADO CONTINUO.
No vídeo mostra uma avaliação tradicional.
ResponderExcluirEsse tipo de avaliação tem como objetivo fragmentar,medir e classificar o aluno,estimulando a competitividade entre eles. Quando considerada assim à aprendizagem se refere só ao rendimento como resultado.
O elemento do ensino fundamental tem uma grande importância, onde o aluno busca desafios para desenvolver valores e avaliando para a aprendizagem do exercício e cidadania.
ResponderExcluirO desafio para os educadores busca promover novas transformações contínuas precisando acompanhar os avanços para que os alunos possam assimilar o seu conhecimento entre ensino e aprendizagem.
O vídeo mostra uma prática mais bastante tradicional onde o aluno termina ficando sem saber o que fazer com tantos conteúdos para dá conta, muita cobrança da escola e da família e ele termina buscando vários meios para tentar passar de ano. Com isso o aluno termina perdendo o estímulo para estudar, vai procurar decorar os assuntos e tentar pescar do outro por não ter conseguido assimilar tantos assuntos da forma como foi explicado pela professora. É preciso uma prática diferente com novos métodos e que de alguma forma possa promover o aluno e ajudá-lo, o professor tem um papel fundamental para que o aluno possa progredir.
ResponderExcluirA prática do vídeo é tradicional pois tende a impor o aluno o antigo método usado com cobrança, decoreba.Deve-se desenvolver-se uma prática mediadora onde seja considerado todos os caminhos possíveis a aprendizagem do educando.
ResponderExcluirA pratica apresentada no vídeo é a tradicional é baseada no julgamento de erros e acertos que conduzem a prêmios e castigo.
ResponderExcluirA pratica avaliativa deve ser feita de forma continua,onde o professor ver as dificuldades do aluno procurando no seu processo de aprendizagem.
O vídeo apresenta uma metodologia totalmente tradicional sem chances dos alunos fazer questionamentos necessários aos conteúdos desenvolvido.... ação do professor no vídeo e meramente avaliar. Ignorando o conhecimento prévio do aluno. Quanto na prática avaliativa mediadora o professor requer um olhar, uma atenção especial para os alunos, avaliando os mesmos em todos os aspectos cognitivo, motor,psicológico fazendo intervenções necessária favorecendo a aprendizagem do aluno.
ResponderExcluirDe acordo com o vídeo mostra uma avaliação tradicional, onde a professora á autoritária, e não permite que os alunos participem da aula, com suas expressões, os alunos é meramente pressionados pelo professor e pelos pais a método decoreba, os pais prometem aumento da mesada, entre eles a competição de tirar nota 10. Mostra que a função principal do professor é avaliar, não mostrando interesse se o aluno aprendeu algo, vira uma rotina sempre a mesma coisa, tornando assim um ensino mecânico e rotineiro para os alunos sem qualidades de ensino e sim quantidade de alunos.
ResponderExcluirA avaliação da aprendizagem pode ser classificada em três modalidades : a diagnóstica, a formativa e a somática. A avaliativa diagnóstica busca realizar um levantamento dos saberes prévios de cada aluno, que possibilita a construção de um planejamento pautado na realidade e que possa refletir sobre o nível da turma e de cada aluno, buscando caminhos para trabalhar suas dificuldades.
ResponderExcluirNo vídeo mostra uma pratica avaliativa tradicional, que avalia os erros e acertos propondo prêmios e castigos, onde a função principal do professor é meramente avaliar sem se importar se o aluno conseguir aprender algo. A avaliação deve servir como ponto de partida para repensar o fazer pedagógico, buscando sempre alcançar o objetivo maior da escola que consiste na formação do ser humano e do cidadão.
ResponderExcluiro vídeo mostra uma avaliação tradicionalista.
ResponderExcluiruma avaliação que o aluno tem mostar resultado
ROSENILDA DOS SANTOS
ResponderExcluira avaliação de aprendizagem é tradicional,onde os alunos desenvolvem conhecimento de forma obrigatória sem a devida orientação,onde a escola visava o lucro e desmoralizava os direitos do aluno.
a pratica deve ser desenvolvida de forma didática,onde o professor e o aluno respectivamente receberão conhecimentos,avaliando assim a percepção que o aluno tem do mundo,desenvolvendo reciprocidade tanto ao rendimento quanto ao resultado
O VÍDEO MOSTRA UMA AVALIAÇÃO ESCOLAR DE MODO TRADICIONAL COM MUITOS ASSUNTOS SEM INTERESSANTE DE APRENDIZADO. PARA FORA DA SALA DE AULA.
ResponderExcluirA PRÁTICA AVALIATIVA PRECISA DE UMA QUALIDADE QUANTITATIVA QUE FAZ OS ALUNOS APRENDER MELHOR .O CONTEUDO DADO EM SALA DE AULA.
O VIDEO QUE ASSISTIMOS NÓS MOSTRA UMA AVALIAÇÃO TRADICIONAL QUE ATE HOJE VEM SENDO UTILIZADO NAS ESCOLAS.
ResponderExcluirSOBRE A PRATICA AVALIATIVO O PROFESSOR DEVE AVALIAR SEUS ALUNOS INDIVIDUALMENTE, POIS CADE UM TEM O SEU RITMO..
Podemos ver que essa prática é uma avaliação tradicional, e que a recompensa é dar prêmios quando há acertos e castigo quando há erros e com isso o aluno acaba cheio de cobranças e pouco conhecimentos e também o aluno perde o interesse pelo estudo.Quanto a prática avaliativa é preciso que o professor encontre métodos para ajudar na aprendizagem dos alunos, o docente precisa conhecer as metodologias para que os alunos possa ter outras formas de ser avaliados.
ResponderExcluir1. Qual concepção de avaliação da aprendizagem é enfatizada no vídeo? Justifique quais as principais consequências da referida prática avaliativa?
ResponderExcluirUma avaliação tradicionalista onde os alunos têm muitas matérias e pouco tempo para resolvê-las e compreende-las sem contar que não há interação entre professor e aluno.
2. Como desenvolver uma prática avaliativa que promova a construção do conhecimento de forma qualitativa, permanente, diagnóstica e que leve em consideração os ritmos pessoais do educando?
Por meio da interação com o aluno conhecendo sua historia de vida, suas dificuldades, limitações e ajudando-o a supera-las de maneira natural.
O vídeo nos mostra uma pratica totalmente tradicional sem permitir ao aluno o direito de questionamentos. A avaliação tem como objetivo rever as nossas praticas pedagógicas e possibilita uma aprendizagem mas significativa aos nossos alunos.
ResponderExcluirNo vídeo mostra uma avaliação arcaica,onde a professora impõe os conteúdos de forma dura e imposta com cobranças , a educadora não leva com consideração os saberes prévios de cada aluno. A prática dever sem desenvolvida de acordo com as concepções dialéticas ou mediatoras onde leva em consideração os sucessos e insucessos do educando.
ResponderExcluirO vídeo mostra um tendência pedagógica tradicionalista , pois o professor não é o mediador e sim o superior, onde só passar o conhecimento e o aluno é o receptor, e com isso não permitido que o aluno exponha sua opinião.
ResponderExcluiro video mostra uma pratica tradicional onde nao permite que o aluno tenha o direito de ser questionado, mostrando suas possibilidades, o professor nao leva em consideracao o valor do aluno.
ResponderExcluirO vídeo mostra a prática tradicional, onde existe uma cobrança exagerada pela nota 10, se não será taxado(a) de burro, a prática de decorar o conteúdo e o castigo da palmatória. E a prática avaliativa se dá através da busca de novos métodos, onde o professor desenvolve junto ao aluno para melhor entendimento e assim promover a construção do conhecimento.
ResponderExcluirA concepção de avaliação retratada no vídeo é a tradicional, ela tem como objetivo classificar, dar nota, punir ou recompensar. Essa prática tem como consequência apenas a memorização de conteúdos, não proporciona aprendizagens significativas.
ResponderExcluirA verdadeira finalidade da avaliação é conhecer o aluno, suas dificuldades e seus avanços, considerando sempre as características de cada um, consciente de que nem todos aprendem da mesma maneira. A avaliação levanta suposições sobre as práticas adotadas ajudando, se necessário, a traçar novos rumos, capazes de auxiliar o aluno na busca de novos saberes.
Avaliação tradicional usando a repetição para memorização com cobranças regidas sem respeitar o processo de desenvolvimento do aluno.
ResponderExcluirA avaliação diagnóstica que analise em todos os aspetos da aprendizagem.
O vídeo apresenta a concepção de avaliação tradicional, onde o professor é o detentor do conhecimento. Quanto ao desenvolvimento de uma prática avaliativa mediadora, as ações do professor precisa estar baseada no dialogo e aproximação com seu aluno de forma que suas metodologias de ensino sejam repensadas e modificadas de acordo com a realidade do educando.
ResponderExcluirO conteúdo mostra a prática tradicional . Que gerar várias consequências para seus alunos como: forçar seus alunos a memorizarem e isso faz com que o aluno não compreenda o assunto gerando dificultades no aprendizado.
ResponderExcluirO vídeo nos faz refletir a respeito da educação tradicional, onde o aluno é rotulado de acordo com o resultado apresentado e não com a essência da avaliação,que seria a qualidade e o instrumento de mudança.
ResponderExcluirO vídeo acentua a concepção avaliativa tradicional, as consequências desse tipo de avaliação é o compromete a qualidade da aprendizagem que será dirigida apenas a memorização o que poderá prejudicar aqueles que tem algum tipo de deficiência nesse sentido, o que forçará a estes "filar" dos colegas criando de um problema em relação a ética e em alguns casos causar frustração no aluno, que será julgado como o incapaz.
ResponderExcluirCom relação ao desenvolvimento das práticas avaliativas que promover o conhecimento, temos as baseadas na concepção mediadora ou dialética, com aplicação de diversos tipos de atividades avaliativas além da prova, relacionando o conhecimento a realidade do aluno, oportunizando a todos a desenvolver diferentes tipos de conhecimento, e possibilitando ao professor um melhor direcionamento da turma, procurando aproveitar o máximo, afinal de contas nossa educação não deve ser vista apenas de um ponto de vista, mas de pontos de vistas diferentes, pois cada ponto é uma vista e cada vista é um ponto.
O vídeo mostra uma realidade vivida em muitas escolas, onde os educandos sobrecarregam seus alunos com conteúdos desnecessários saindo do foco que é o aprender, avaliando seus alunos de uma forma tradicional, com várias cobranças, tanto das escolas como de seus familiares, deixando os alunos cansados e desmotivados para estudar.
ResponderExcluirO vídeo mostra uma avaliação tradicional, onde podemos observar métodos arcaicos como: chapéu de burro, paumatória, decoreba e o professor é o que sabe de tudo.
ResponderExcluirA prática avaliativa deve ser diária, onde o professor irá identificar e dialogar com os alunos as dificuldades, procurar sempre entender a visão do aluno, buscando caminhos para trabalhar de forma lúdica.
A prática de avaliação citada no vídeo é a tradicional, que se baseia apenas em decorar, não havia uma preocupação maior por parte dos professores para que o aluno realmente aprendesse.
ResponderExcluirA verdadeira prática avaliativa deve considerar os ritmos pessoais de cada aluno, visualizando situações específicas que levem ao sucesso escolar.
O vídeo apresenta a concepção de avaliação tradicional, baseado nos erros, cobranças e na memorização de conteúdos.
ResponderExcluirNo desenvolvimento de uma prática avaliativa a relação professor x aluno precisa está baseada no diálogo, possibilitando uma aprendizagem mais significativa.
O título da música “Estudo Errado” ressaltar a situação educacional do nosso país, levando-nos à reflexão acerca do método tradicional de ensino, no qual o aluno aceita as informações repassadas, conformando-se diante de tal situação e obedecendo às normas estabelecidas pela escola, ou seja, o aluno tem o papel de memorizar os conteúdos transmitidos, sem possibilidade de questioná-los, configurando-se assim a uma educação bancária.
ResponderExcluirO vídeo nos mostra de maneira clara que na avaliação tradicional a classificação do aluno acontece a partir do processo corretivo, ou seja, eliminando-se a subjetividade, evitando, assim, que se cometam injustiças na contagem de erros e acertos. Visto que, muitas vezes, avaliar é confundido com medir.
ResponderExcluirO clip faz uma crítica ao processo avaliativo tradicional. Nele é explicitado os objetivos deste modelo de avaliação, o importante é ser aprovado, não se faz necessário a compreensão do assunto em questão, o importante é decorar e passar. Um método ultrapassado, ainda em uso, que não apresenta resultados ideais para o melhor aproveitamento do tempo escolar do aluno. O aluno "aprende" mas não sabe pra que e porque.
ResponderExcluir