sábado, 29 de março de 2014

AS POSSIBILIDADES AVALIATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Diversos conceitos são apresentados quando falamos sobre avaliação. Segundo Luckesi (1995), A avaliação é um juízo de qualidade sobre dados relevantes para uma tomada de decisão.

A avaliação da aprendizagem pode ser classificada em duas concepções, isto é, a concepção de avaliação:
·       Positivista ou tradicional: Teoria de avaliação baseada no julgamento de erros e acertos que conduzem a prêmios e castigos.

·   Dialética ou mediadora: Teoria de avaliação baseada no desempenho de agentes ou instituições, em situações específicas e cujos sucessos e insucessos são importantes para escolha das alternativas subsequentes.

1.    Qual concepção de avaliação da aprendizagem é enfatizada no vídeo? Justifique quais as principais consequências da referida prática avaliativa?

2. Como desenvolver uma prática avaliativa que promova a construção do conhecimento de forma qualitativa, permanente, diagnóstica e que leve em consideração os ritmos pessoais do educando?


PARTICIPEM DA DISCUSSÃO!!!

35 comentários:

  1. O vídeo mostra uma avaliação tradicional, trabalhando apenas com valores, quantidades e classificação dos educandos como principal função do ato de avaliar. Não preocupa-se com o que o aluno trás de aprendizado, só deposita conteúdos, tornando assim o ensino mecânico e desinteressante para o aluno.

    A prática avaliativa precisa ser desenvolvida através de observações diárias do professor, sendo realizada de forma que valorize os alunos em seu qualitativo e quantitativo, respeitando seus respectivos ritmos de aprendizagem e que constantemente o professor também se auto-avalie

    ResponderExcluir
  2. O VÍDEO MOSTRA UMA AVALIAÇÃO TRADICIONAL E ARCAICA,COM ACUMULO DE CONTEÚDOS SEM FIM INTERESSANTE DE APRENDIZADO.
    A PRÁTICA AVALIATIVA PRECISA DE FORMA QUALITATIVA QUE LEVEM OS ALUNOS A UM APRENDIZADO CONTINUO.

    ResponderExcluir
  3. No vídeo mostra uma avaliação tradicional.
    Esse tipo de avaliação tem como objetivo fragmentar,medir e classificar o aluno,estimulando a competitividade entre eles. Quando considerada assim à aprendizagem se refere só ao rendimento como resultado.

    ResponderExcluir
  4. O elemento do ensino fundamental tem uma grande importância, onde o aluno busca desafios para desenvolver valores e avaliando para a aprendizagem do exercício e cidadania.
    O desafio para os educadores busca promover novas transformações contínuas precisando acompanhar os avanços para que os alunos possam assimilar o seu conhecimento entre ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  5. O vídeo mostra uma prática mais bastante tradicional onde o aluno termina ficando sem saber o que fazer com tantos conteúdos para dá conta, muita cobrança da escola e da família e ele termina buscando vários meios para tentar passar de ano. Com isso o aluno termina perdendo o estímulo para estudar, vai procurar decorar os assuntos e tentar pescar do outro por não ter conseguido assimilar tantos assuntos da forma como foi explicado pela professora. É preciso uma prática diferente com novos métodos e que de alguma forma possa promover o aluno e ajudá-lo, o professor tem um papel fundamental para que o aluno possa progredir.

    ResponderExcluir
  6. A prática do vídeo é tradicional pois tende a impor o aluno o antigo método usado com cobrança, decoreba.Deve-se desenvolver-se uma prática mediadora onde seja considerado todos os caminhos possíveis a aprendizagem do educando.

    ResponderExcluir
  7. A pratica apresentada no vídeo é a tradicional é baseada no julgamento de erros e acertos que conduzem a prêmios e castigo.
    A pratica avaliativa deve ser feita de forma continua,onde o professor ver as dificuldades do aluno procurando no seu processo de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  8. O vídeo apresenta uma metodologia totalmente tradicional sem chances dos alunos fazer questionamentos necessários aos conteúdos desenvolvido.... ação do professor no vídeo e meramente avaliar. Ignorando o conhecimento prévio do aluno. Quanto na prática avaliativa mediadora o professor requer um olhar, uma atenção especial para os alunos, avaliando os mesmos em todos os aspectos cognitivo, motor,psicológico fazendo intervenções necessária favorecendo a aprendizagem do aluno.

    ResponderExcluir
  9. De acordo com o vídeo mostra uma avaliação tradicional, onde a professora á autoritária, e não permite que os alunos participem da aula, com suas expressões, os alunos é meramente pressionados pelo professor e pelos pais a método decoreba, os pais prometem aumento da mesada, entre eles a competição de tirar nota 10. Mostra que a função principal do professor é avaliar, não mostrando interesse se o aluno aprendeu algo, vira uma rotina sempre a mesma coisa, tornando assim um ensino mecânico e rotineiro para os alunos sem qualidades de ensino e sim quantidade de alunos.

    ResponderExcluir
  10. A avaliação da aprendizagem pode ser classificada em três modalidades : a diagnóstica, a formativa e a somática. A avaliativa diagnóstica busca realizar um levantamento dos saberes prévios de cada aluno, que possibilita a construção de um planejamento pautado na realidade e que possa refletir sobre o nível da turma e de cada aluno, buscando caminhos para trabalhar suas dificuldades.

    ResponderExcluir
  11. No vídeo mostra uma pratica avaliativa tradicional, que avalia os erros e acertos propondo prêmios e castigos, onde a função principal do professor é meramente avaliar sem se importar se o aluno conseguir aprender algo. A avaliação deve servir como ponto de partida para repensar o fazer pedagógico, buscando sempre alcançar o objetivo maior da escola que consiste na formação do ser humano e do cidadão.

    ResponderExcluir
  12. o vídeo mostra uma avaliação tradicionalista.
    uma avaliação que o aluno tem mostar resultado

    ResponderExcluir
  13. ROSENILDA DOS SANTOS
    a avaliação de aprendizagem é tradicional,onde os alunos desenvolvem conhecimento de forma obrigatória sem a devida orientação,onde a escola visava o lucro e desmoralizava os direitos do aluno.

    a pratica deve ser desenvolvida de forma didática,onde o professor e o aluno respectivamente receberão conhecimentos,avaliando assim a percepção que o aluno tem do mundo,desenvolvendo reciprocidade tanto ao rendimento quanto ao resultado

    ResponderExcluir
  14. O VÍDEO MOSTRA UMA AVALIAÇÃO ESCOLAR DE MODO TRADICIONAL COM MUITOS ASSUNTOS SEM INTERESSANTE DE APRENDIZADO. PARA FORA DA SALA DE AULA.

    A PRÁTICA AVALIATIVA PRECISA DE UMA QUALIDADE QUANTITATIVA QUE FAZ OS ALUNOS APRENDER MELHOR .O CONTEUDO DADO EM SALA DE AULA.

    ResponderExcluir
  15. O VIDEO QUE ASSISTIMOS NÓS MOSTRA UMA AVALIAÇÃO TRADICIONAL QUE ATE HOJE VEM SENDO UTILIZADO NAS ESCOLAS.

    SOBRE A PRATICA AVALIATIVO O PROFESSOR DEVE AVALIAR SEUS ALUNOS INDIVIDUALMENTE, POIS CADE UM TEM O SEU RITMO..

    ResponderExcluir
  16. Podemos ver que essa prática é uma avaliação tradicional, e que a recompensa é dar prêmios quando há acertos e castigo quando há erros e com isso o aluno acaba cheio de cobranças e pouco conhecimentos e também o aluno perde o interesse pelo estudo.Quanto a prática avaliativa é preciso que o professor encontre métodos para ajudar na aprendizagem dos alunos, o docente precisa conhecer as metodologias para que os alunos possa ter outras formas de ser avaliados.

    ResponderExcluir
  17. 1. Qual concepção de avaliação da aprendizagem é enfatizada no vídeo? Justifique quais as principais consequências da referida prática avaliativa?
    Uma avaliação tradicionalista onde os alunos têm muitas matérias e pouco tempo para resolvê-las e compreende-las sem contar que não há interação entre professor e aluno.

    2. Como desenvolver uma prática avaliativa que promova a construção do conhecimento de forma qualitativa, permanente, diagnóstica e que leve em consideração os ritmos pessoais do educando?
    Por meio da interação com o aluno conhecendo sua historia de vida, suas dificuldades, limitações e ajudando-o a supera-las de maneira natural.

    ResponderExcluir
  18. O vídeo nos mostra uma pratica totalmente tradicional sem permitir ao aluno o direito de questionamentos. A avaliação tem como objetivo rever as nossas praticas pedagógicas e possibilita uma aprendizagem mas significativa aos nossos alunos.

    ResponderExcluir
  19. No vídeo mostra uma avaliação arcaica,onde a professora impõe os conteúdos de forma dura e imposta com cobranças , a educadora não leva com consideração os saberes prévios de cada aluno. A prática dever sem desenvolvida de acordo com as concepções dialéticas ou mediatoras onde leva em consideração os sucessos e insucessos do educando.

    ResponderExcluir
  20. O vídeo mostra um tendência pedagógica tradicionalista , pois o professor não é o mediador e sim o superior, onde só passar o conhecimento e o aluno é o receptor, e com isso não permitido que o aluno exponha sua opinião.

    ResponderExcluir
  21. o video mostra uma pratica tradicional onde nao permite que o aluno tenha o direito de ser questionado, mostrando suas possibilidades, o professor nao leva em consideracao o valor do aluno.

    ResponderExcluir
  22. O vídeo mostra a prática tradicional, onde existe uma cobrança exagerada pela nota 10, se não será taxado(a) de burro, a prática de decorar o conteúdo e o castigo da palmatória. E a prática avaliativa se dá através da busca de novos métodos, onde o professor desenvolve junto ao aluno para melhor entendimento e assim promover a construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
  23. A concepção de avaliação retratada no vídeo é a tradicional, ela tem como objetivo classificar, dar nota, punir ou recompensar. Essa prática tem como consequência apenas a memorização de conteúdos, não proporciona aprendizagens significativas.
    A verdadeira finalidade da avaliação é conhecer o aluno, suas dificuldades e seus avanços, considerando sempre as características de cada um, consciente de que nem todos aprendem da mesma maneira. A avaliação levanta suposições sobre as práticas adotadas ajudando, se necessário, a traçar novos rumos, capazes de auxiliar o aluno na busca de novos saberes.

    ResponderExcluir
  24. Avaliação tradicional usando a repetição para memorização com cobranças regidas sem respeitar o processo de desenvolvimento do aluno.
    A avaliação diagnóstica que analise em todos os aspetos da aprendizagem.

    ResponderExcluir
  25. O vídeo apresenta a concepção de avaliação tradicional, onde o professor é o detentor do conhecimento. Quanto ao desenvolvimento de uma prática avaliativa mediadora, as ações do professor precisa estar baseada no dialogo e aproximação com seu aluno de forma que suas metodologias de ensino sejam repensadas e modificadas de acordo com a realidade do educando.

    ResponderExcluir
  26. O conteúdo mostra a prática tradicional . Que gerar várias consequências para seus alunos como: forçar seus alunos a memorizarem e isso faz com que o aluno não compreenda o assunto gerando dificultades no aprendizado.

    ResponderExcluir
  27. O vídeo nos faz refletir a respeito da educação tradicional, onde o aluno é rotulado de acordo com o resultado apresentado e não com a essência da avaliação,que seria a qualidade e o instrumento de mudança.

    ResponderExcluir
  28. O vídeo acentua a concepção avaliativa tradicional, as consequências desse tipo de avaliação é o compromete a qualidade da aprendizagem que será dirigida apenas a memorização o que poderá prejudicar aqueles que tem algum tipo de deficiência nesse sentido, o que forçará a estes "filar" dos colegas criando de um problema em relação a ética e em alguns casos causar frustração no aluno, que será julgado como o incapaz.
    Com relação ao desenvolvimento das práticas avaliativas que promover o conhecimento, temos as baseadas na concepção mediadora ou dialética, com aplicação de diversos tipos de atividades avaliativas além da prova, relacionando o conhecimento a realidade do aluno, oportunizando a todos a desenvolver diferentes tipos de conhecimento, e possibilitando ao professor um melhor direcionamento da turma, procurando aproveitar o máximo, afinal de contas nossa educação não deve ser vista apenas de um ponto de vista, mas de pontos de vistas diferentes, pois cada ponto é uma vista e cada vista é um ponto.

    ResponderExcluir
  29. O vídeo mostra uma realidade vivida em muitas escolas, onde os educandos sobrecarregam seus alunos com conteúdos desnecessários saindo do foco que é o aprender, avaliando seus alunos de uma forma tradicional, com várias cobranças, tanto das escolas como de seus familiares, deixando os alunos cansados e desmotivados para estudar.

    ResponderExcluir
  30. O vídeo mostra uma avaliação tradicional, onde podemos observar métodos arcaicos como: chapéu de burro, paumatória, decoreba e o professor é o que sabe de tudo.
    A prática avaliativa deve ser diária, onde o professor irá identificar e dialogar com os alunos as dificuldades, procurar sempre entender a visão do aluno, buscando caminhos para trabalhar de forma lúdica.

    ResponderExcluir
  31. A prática de avaliação citada no vídeo é a tradicional, que se baseia apenas em decorar, não havia uma preocupação maior por parte dos professores para que o aluno realmente aprendesse.
    A verdadeira prática avaliativa deve considerar os ritmos pessoais de cada aluno, visualizando situações específicas que levem ao sucesso escolar.

    ResponderExcluir
  32. O vídeo apresenta a concepção de avaliação tradicional, baseado nos erros, cobranças e na memorização de conteúdos.
    No desenvolvimento de uma prática avaliativa a relação professor x aluno precisa está baseada no diálogo, possibilitando uma aprendizagem mais significativa.

    ResponderExcluir
  33. O título da música “Estudo Errado” ressaltar a situação educacional do nosso país, levando-nos à reflexão acerca do método tradicional de ensino, no qual o aluno aceita as informações repassadas, conformando-se diante de tal situação e obedecendo às normas estabelecidas pela escola, ou seja, o aluno tem o papel de memorizar os conteúdos transmitidos, sem possibilidade de questioná-los, configurando-se assim a uma educação bancária.

    ResponderExcluir
  34. O vídeo nos mostra de maneira clara que na avaliação tradicional a classificação do aluno acontece a partir do processo corretivo, ou seja, eliminando-se a subjetividade, evitando, assim, que se cometam injustiças na contagem de erros e acertos. Visto que, muitas vezes, avaliar é confundido com medir.

    ResponderExcluir
  35. O clip faz uma crítica ao processo avaliativo tradicional. Nele é explicitado os objetivos deste modelo de avaliação, o importante é ser aprovado, não se faz necessário a compreensão do assunto em questão, o importante é decorar e passar. Um método ultrapassado, ainda em uso, que não apresenta resultados ideais para o melhor aproveitamento do tempo escolar do aluno. O aluno "aprende" mas não sabe pra que e porque.

    ResponderExcluir