terça-feira, 6 de agosto de 2013

POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NO USO DA INTERNET

Com a evolução da internet, novas possibilidades interativas emergiram em diversos campos da sociedade. Atualmente, no campo educacional não basta a interação cooperativa, mas também a interação colaborativa tendo em vista a construção coletiva do conhecimento por meio de atividades síncronas e assíncronas.

Assista ao vídeo NOVAS TECNOLOGIAS, NOVOS MODOS DE ENSINAR, NOVOS MODOS DE APRENDER de Sônia Bertocchi da EDUCAREDE, em: http://www.youtube.com/watch?v=1iDhagwKvp0 para conhecer um pouco da evolução da internet.

Diferentes recursos digitais e objetos de aprendizagem estão disponíveis na WEB de forma gratuita e de fácil acessibilidade, como:

  •  Blogs;
  • AVA (Ambiente Virtual de aprendizagem) ou plataformas educacionais;
  •  Revistas virtuais;
  • Bibliotecas virtuais;
  • Enciclopédias virtuais;
  • Jogos digitais;
  • Livros digitais;
  • Redes sociais;
  • Sites diversos.

PARTICIPEM DA DISCUSSÃO!!!

Escolha um recurso da internet, em seguida faça uma pesquisa sobre determinado recurso na internet e poste as suas análises nas possibilidades de uso pedagógico para a sala de aula.

Não esqueça de inserir o endereço eletrônico do recurso analisado.

24 comentários:

  1. As redes sociais servem para muitas coisas, desde conhecer pessoas até movimentar a economia mundial através do mercado digital e ultimamente este meio de comunicação veem sido usado como recurso pedagógico para minimizar lacunas existentes no processo ensino - aprendizagem. Um bom exemplo de recurso para dinamizar as aulas e aproximar alunos de professores e vice - versa é o "msn" este além de receber e enviar documentos que pode ser usado para enviar material para pesquisa e receber as respostas das atividades, ele possui também uma sala de bate-papo onde onde o professor pode tirar as duvidas dos alunos e em conversas informais ele (professor) pode se aproximar do aluno para procurar entender melhor seu comportamento dentro e fora da sala de aula.

    http://www.uniso.br/ead/hipertexto/anais/40_GilmaraBarcelos.pdf

    http://www.slideshare.net/snvanessa/redes-sociais-na-escola

    ResponderExcluir
  2. no mundo atualmente é necessário que o professor esteja adapto a todas as inovações ,uma vertente extremamente importante é que o as as novas tecnologias iram contribuir para o avanço do letramento e atravez delas ocorrera uma inteiração social que objetivara um trabalho em grupo , por tanto fai-se necessário que os alunos estejam inseridos no mundo digital um forte exemplo são as redes sociais que poderam produzir e atribuir em uma abordagem socio-cultural como ponte de informação e de redimensionamento de alguns aspectos para a construção da cidadania den uma determinada sociedade. este fator não significa que o aluno só ira interagir ou aprender , se ultilizar as redes sociais, mais sim nós remete á afirmação de que em mediante a comunicação havera uma simbologia considerada necessária para a aprendizagem . Como nos afirma Zcmwarz : a exclusão digital não é ficar sem computador ou telefone celular é continuarmos incapazes de pensar , de criar e de organizar novas , mais justas e dinânicas , de produção e distribuição de riquesa simbólica e material (2000) . E socialmente visto a facilidade dos alunos em ultilizarem as novas tecnologias tanto é que o uso de tabletes é cada vez maior nas escolas privadas , e como os alunos de rede pública ? sabemos pois que existem inumeros progamas de inclusão digital cabe ao profissional ultilizar de forma adequada as redes socias para maior aprofundamento dos estudos e como elemento de informatividade.
    www.utp.m/observatoredade educação /arquivos/UFC FERREIRA.pdf

    andeielle souza.

    ResponderExcluir
  3. Quiteria Rocha

    A internet tornou-se popular desde 1990,atualmente a forma de comunicação entre as pessoas,em geral, tornou-se mais ágil com o uso deste recurso.Ela é uma forma de comunidação dentro da língua,alguns cuidados devem ser tomados em relação a forma que as pessoas em sala de bate-papo se comunicam(escrita),pois são contextos informais empregados em via internet ou mensagens de telefones celulares, não deve ser empregado em prova ou trabalho.
    O uso da internet tem suas vantagens,o professor pode fazer uma pesquisa dentro do conteúdo trabalhado levando os alunos para o laboratorio de informatica da escola e orientar os alunos no uso correto desta TIC. Pois,é uma ferramenta que faz parte da realidade de uma expressiva parcela da população, principalmente crianças e adolescentes.Varios conteúdos podem ser trabalhados através da internet como: digitação para verificar a escrita correta,consulta a gramatica oline e outros conhecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso da internet - o Docente antes de levar qualquer recurso tecnológico para sala de aula, deve ter um objetivo específico, para não fugir da finalidade que deseja alcançar com tal método e saber como aproveitar as inúmeras possibilidades que esse meio oferece no processo de ensino.

      Excluir
  4. Blogs, um diário de rede online, sistema atrativo e organizado de forma cronologica, com propostas de blog que podem ser escritos por um número de pessoasde ocordo com o sistema. existem três tipos de blogs, que pode ser privado ou aberto o todos. Os blogs possibilitam a interação dos leitores, que respondem ou dar opinião a respeito do que está sendo abordado, ofercem oportunidade de aproximação do leitor e o autor com os comentarios publicados de forma eductiva, se que seus cometarios são temas educacionais formando uma rede comunicativa e participativa.
    pt.wikipedia.crg/wiki/Blog

    ResponderExcluir
  5. Um livro digital (livro eletrónico/eletrônico ou o anglicismo e-book) é um livro em formato digital que pode ser lido em equipamentos eletrônicos tais como computadores, PDAs, Leitor de livros digitais ou até mesmo celulares que suportem esse recurso.

    Os formatos mais comuns de Ebooks são o PDF, HTML e o ePUB. O primeiro necessita do conhecido leitor de arquivos Acrobat Reader ou outro programa compatível, enquanto que o segundo formato precisa de um navegador de Internet para ser aberto. O Epub é um formato de arquivo digital padrão específico para ebooks.

    Por ser um dispositivo de armazenamento de pouco custo, e de fácil acesso devido à propagação da Internet nas escolas, pode ser vendido ou até mesmo disponibilizado para download em alguns portais de Internet gratuitos.

    A principal vantagem do livro digital é a sua portabilidade. Eles são facilmente transportados em disquetes, CD-ROMs, pen-drives e cartões de memória.

    Como se encontra no formato digital, pode ser transmitido rapidamente por meio da Internet.

    Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_digital

    ResponderExcluir
  6. Sueli Maria

    Os jogos na educação constitui-se uma estrategia diferenciada,como afirma rosa:"O dominio teórico dos conteúdos, a clareza da retórica, e a utilização de metodologias adequadas, embora elementos necessários e indispensáveis ao trabalho do professor;não são em si mesmo suficientes para garantirem envolvimento dos alunos com o conhecimento"(Rosa,1998.p.9).

    Portanto, nos dias de hoje o aluno está habituado com a internet e não adianta os professores em sala trabalhar apenas com o teórico dos conteudos e sim usar outros meios de jogos digitais,porque se bem planejado, surgirão boas estrategias de ensino-apredizagem e desenvolvimentos num contexto disciplinar e transdisciplinar.

    ResponderExcluir
  7. As plataformas educacionais são desenvolvidas para ajudar professores, alunos e qualquer pessoa que precisa de um ambiente em que haja o compartilhamento de dados entre pessoas, por meio da internet, proporcionando também a criação e hospedagem de aulas e participação em cursos online.
    Neste link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=268&x=25&y=11 podemos encontrar diversas plataformas para discussão dos mais variados temas educacionais, encontramos também O Espaço da Aula que é um lugar para criar, visualizar e compartilhar aulas de todos os níveis de ensino. As aulas podem conter recursos multimídia, como vídeos, animações, áudios etc, importados do próprio Portal ou de endereços externos. Qualquer professor pode criar e colaborar; desenvolver aulas individualmente ou em equipe; pesquisar e explorar o conteúdo das aulas e coleções de aulas. Apesar das aulas publicadas serem validadas por outros professores, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores das mesmas.
    Indico este site a todos os professores que se interessam em utilizar de recursos multimídia, para um melhor resultado em sala de aula.

    ResponderExcluir
  8. Bibliotecas digitais,segundo Perez(2002),são bibliotecas eletrônicas,que permitem acessar bancos de informação em formatos eletrônicos,inclusive catálogos automatizados de bibliotecas tradicionais.
    é de fundamental importância o uso das tecnologias na sala de aula,portanto,a biblioteca virtual é mais uma ferramenta que tem como finalidade trazer as informações por meio de um computador,além de trabalhar com diversos formatos,como som,imagem,caixa de busca,videos,chat etc.todas as demais infomação facilitará no ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  9. Vivemos hoje em uma situação que devemos buscar meios para entreter os nossos alunos e principalmente trazer a atenção e a participação dele para a aula que estamos dando. Esses meios tecnológicos precisam ser usados pedagogicamente. Portanto os jogos virtuais também podem ajudar no processo ensino aprendizagem, evitando a evasão escolar por ser um atrativo que não é usado constantemente, além de motivar os nossos alunos a participar dos conteúdos dados na sala, principalmente os mais complexos.
    http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2034&secao=268

    ResponderExcluir
  10. Em meio as modernizações atuais podemos perceber que o âmbito escolar tem que ser um lugar prazeroso em que o aluno sinta-se atraído em estar na sala de aula .
    E a medida que trabalharmos com jogos virtuais iremos entreter nossos alunos, dessa despertando seu interesse, visando que os jogos não servem apenas para entreter, mas o foco principal é educar, fazendo com que a evasão escolar não seja uma problemática. Este recurso é bastante relevante para ser utilizado como metodologia de ensino.
    http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2034&secao=268

    ResponderExcluir
  11. Cada vez mas rapida as REDES SOCIAIS fazem parte do nosso cotidiano e podem se tornar uma ferramenta forte no uso na sala de aula.
    O contato professor X aluno vem a ser um contato de conhecimento e objetivos comuns entre ambos ambos, "Quando o professor sabe quais são os interesses dos jovens para os quais dá aulas, ele prepara aulas mais focadas e interessantes, que facilitam a aprendizagem" afirma Betina von Staa.

    ResponderExcluir
  12. A internet é um dos recursos tecnológicos mais utilizados atualmente principalmente as redes sociais, mas devemos ter cuidados para não aceitarmos tudo o que vemos, pois é um tipo de comunicação em que as pessoas não se conhecem através do contato físico, por este motivo é preciso que os professores ao utilizar este recurso tenha o máximo de cuidado e oriente os alunos nas amizades que eles fazem, além disso os professores pode usar este meio de comunicação para tornar as aulas mais prazerosa de maneira que possa atrair os alunos para suas aulas, já que está sendo utilizado um recurso que é do interesse deles.
    WWW.dn.pt/inicio/opinião/inteiro.aspx?content_id=1365417&seccao=Paulo%20Pereira%20de%Almeida&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco

    ResponderExcluir
  13. A internet é uma febre que se alastrou rapidamente, hoje é acessada pela grande maioria das pessoas do mundo, sem distinção de idade. E para dar maior suporte aos seus usuários, foram criados vários recursos digitais, que tem como finalidade facilitar as buscas virtuais por informações. Um desses recursos são as Enciclopédias virtuais, que permitem aos navegantes interagir, contribuindo com informações e sugestões de pesquisas, enfim é um recurso que vai sendo moldado de acordo com as mudanças da sociedade, seu acesso é gratuito e de fácil manuseio.



    http://rabci.org/rabci/sites/default/files/ENCICLOP%C3%89DIAS%20VIRTUAIS%20uma%20ferramenta%20de%20consulta.pdf

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. O AVA (Ambiente virtual de aprendizagem) é um meio de socialização de conteúdos, como também um instrumento pedagógico utilizado no processo de formação através da Educação a distância. Este ambiente permite que o educando tenha acesso a conteúdos, atividades, vídeos e tele aulas, permitindo uma maior variedade de conceitos tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico. Contudo, é necessário que haja um empenho por parte do aluno para que a aprendizagem aconteça de forma significativa.

    ResponderExcluir
  17. Os sites de jogos educativos são uma “carta na manga” para os professores; com conteúdo diversificado e layouts atrativos, estimulam a imaginação, a inteligência e a criatividade tanto de alunos como de professores. Alunos com dificuldade de concentração e de aprendizagem são estimulados e conseguem melhor rendimento escolar em determinados conteúdos, quando são utilizados tais jogos. Os jogos desenvolvem também a agilidade, concentração e raciocínio; em alguns, dependendo da forma como são utilizados, ajudam a desenvolver a cooperação em grupo; coisa que seria difícil e talvez até impossível se fosse feito sob pressão. Por isso, é tão importante o uso dos jogos e brinquedos educativos, pois, mesmo estudando, os alunos se desenvolvem intelectuais, cognitivas, de uma forma divertida.
    Eis alguns sites de jogos:
    http://revistaescola.abril.com.br/jogos
    http://www.gruposmartkids.com.br
    http://www.escolagames.com.br
    Simone P. R. de O. Alves.

    ResponderExcluir
  18. nos últimos anos as redes sociais vem exercendo uma grande influencia na sociedade brasileira,a educação também a essa nova forma de comunicação que tanto tem ajudado a diminuir a monotonia em sala de aula. os alunos da nova geração estão acostumados a viverem conectados e isso facilita bastante o trabalho do professor, porém o educador tem que saber usar as redes sociais a seu favor para que os alunos interajam com com o que está sendo proposto. as redes sociais chegou para dar um suporte a sociedade pois com ela todos podem estar informados do que acontece em todo o mundo em tempo real.
    imasters.com.br

    ResponderExcluir
  19. Os blogs são recursos que oferecem uma gama de discussão sobre determinados assuntos da contemporaneidade. Possibilita ao aluno lhe dar com esses instrumentos manuseá-los, leva para sala de aula debater com o professor da área competente. O blog que analisei e consulto como professor. É o http://contextoshistoricos.blogspot.com.br/. Com temas sobre: políticas sociais, econômicas e questões de vestibulares. Nessa medida os alunos podem pesquisar e interagir com outras pessoas proporcionando assim um conhecimento prático e atrativo.

    ResponderExcluir
  20. Com o desenvolvimento da sociedade em todos os aspectos, nota-se que sempre estamos tentando criar maneiras para facilitar a vida em sociedade, uma dessas facilidades foi a criação das bibliotecas virtuais, pois, dessa forma podemos acessar inúmeros livros, sem sair do lugar, porém, isso não pode tirar de nós o gosto de folhear um livro, pois, são leituras diferentes.

    ResponderExcluir
  21. Seguem abaixo principais temáticas discutidas no tópico POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NO USO DA INTERNET:
    • A importância das REDES SOCIAIS, por meio do artigo LETRAMENTO DIGITAL: USO PEDAGÓGICO DE UMA REDE SOCIAL NA INTERNET NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES DE MATEMÁTICA produzido por membros da UFRS em http://www.uniso.br/ead/hipertexto/anais/40_GilmaraBarcelos.pdf e slideshare sobre REDES SOCIAIS NA ESCOLA em http://www.slideshare.net/snvanessa/redes-sociais-na-escola;
    • A questão da exclusão digital e as redes sociais. Contudo, o endereço disponibilizado deu erro;
    • A popularização da internet e algumas estratégias de como utilizá-la no contexto escolar;
    • A necessidade da finalidade pedagógica antes do uso da TIC na sala de aula e informações sobre livros digitais;
    • O uso de blogs educacionais;
    • O uso de jogos digitais no processo de aprendizagem dos alunos, por meio de comentários e do artigo JOGOS DIGITAIS: ALIADOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM em http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2034&secao=268; Sites de jogos: em http://revistaescola.abril.com.br/jogos/; http://www.gruposmartkids.com.br/; http://www.escolagames.com.br/;
    • O uso das plataformas educacionais como auxílio ao professor, como o PORTAL DO PROFESSOR em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=268&x=25&y=11;
    • O uso de bibliotecas digitais no processo de ensino e aprendizagem;
    • O uso das enciclopédias virtuais no processo de ensino e aprendizagem por meio do artigo ENCICLOPÉDIAS VIRTUAIS: UMA FERRAMENTA DE CONSULTA da UFC em http://rabci.org/rabci/sites/default/files/ENCICLOP%C3%89DIAS%20VIRTUAIS%20uma %20ferramenta%20de%20consulta.pdf;
    • O uso de AVA (Ambiente Virtuais de Aprendizagem) em cursos a distância;

    Agradeço a todos que participaram da discussão e até a próxima vez!!!

    ResponderExcluir
  22. Aos poucos o velho costume de caminhar até a biblioteca, passear entre as estantes repletas de livros e esticar o braço para alcançar um título na prateleira mais alta está perdendo força. Com um computador conectado à internet essa procura se tornou mais rápida e simples. Primeiro com os sites de busca, como o Google. E agora com as chamadas bibliotecas digitais.

    A diferença entre esses dois mecanismos é que no primeiro as informações são amplas e é necessário ter filtro, um conhecimento prévio para absorver apenas o que for confiável. "Já as bibliotecas digitais têm um conteúdo mais dirigido, de notório saber, pois geralmente estão ligadas a instituições de relevância acadêmica, científica e literária", explica André Luís Rosa e Silva, professor de Literatura e Língua Portuguesa do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais, em Ponta Grossa.

    E essas bibliotecas "sem paredes" são um grande aliado para a educação e, principalmente, um importante canal para que todos tenham o acesso à informação. Em alguns países da Europa e nos Estados Unidos essa democratização já é uma realidade e seus maiores acervos estão na rede prontos auxiliar nas pesquisas. No Brasil, ela ainda esbarra em muitas dificuldades. A digitalização é um processo caro e a maioria dos acervos do país não possuem recursos para isso. Além disso, nem toda família brasileira tem um computador, muito menos acesso à internet. Para se ter ideia, uma pesquisa do Instituto Pró-livro, divulgada no final de março, revelou que 70% dos entrevistados nunca ouviu falar em livros digitais.

    Mesmo assim, os acervos virtuais que existem no Brasil suprem, de forma ainda tímida, a carência de bibliotecas na maioria dos municípios e escolas brasileiras. É o caso do Portal Domínio Público, do Ministério da Educação, que disponibiliza gratuitamente quase 200 mil arquivos distribuídos em diversos tipos de mídias: textos, sons, imagens e vídeos. Entre eles está a obra completa de Machado de Assis. A biblioteca digital Brasiliana, da Universidade de São Paulo, está disponível na rede desde 2005 e tem inclusive obras raras. "Parte do seu acervo, ainda em processo de digitalização, foi doada pela família do falecido empresário José Mindlin. Como bibliófilo, Mindlin adquiriu obras raríssimas como a primeira edição de O Guarani, de José de Alencar", lembra Rodrigo Ugá, mestre em Literatura e Crítica Literária e professor da rede estadual de ensino de São Paulo.

    A boa notícia de tudo isso, é que agora, na hora de planejar suas aulas ou estudar, você também pode recorrer às prateleiras virtuais para encontrar artigos, textos e obras que ainda não estão disponíveis na sua escola. E melhor, no conforto de casa.

    http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/sao-bibliotecas-virtuais-681243.shtml

    ResponderExcluir