sexta-feira, 5 de julho de 2013

USO DAS TIC'S NA EDUCAÇÃO

Disponibilizo esse espaço para interações referente a utilização das tecnologias de informação e comunicação na educação (TIC's).

Sugestões de pontos a serem discutidos:

  • Conquistas no uso das TIC's em sala de aula;
  • Desafios para o uso das TIC's na escola;
  • Formação docente para o uso das TIC's;
  • Utilização das TIC's na formação docente a distância.


Participem!!!

32 comentários:

  1. "Com as novas tecnologias, novas formas de aprender, novas competências são exigidas, novas formas de se realizar o trabalho pedagógico são necessárias[...]" ( MERCADO, p.15)

    É fato que com os avanços da tecnologia, a sociedade precisa atualizar-se de forma que possa acompanhar e se beneficiar desses avanços, no tocante a educação, faz-se necessário usar estes suportes para proporcionar momentos de descontração, porém com objetivos didáticos.Para isso, deve haver tanto a capacitação desses profissionais quanto o planejamento pedagógico.


















    ResponderExcluir
  2. usar a tenologia é sempre um desafio sobre tudo quando se trata do ambito escolar visto que todo o processo de aprendizagem necessita de recursos para viabilizar a interação entre aluno e professor por tanto todos os profissionais deveram ser adequados a experiência de trabalhar com os avanços técnicos que estaram tão presentes na sociedade. visto que a tecnologia visão a situação do ser além do ambiente escolar.
    ass:Andrielle de souza (7 périodo)

    ResponderExcluir
  3. "...a tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos"... (ALMEIDA apud FERNANDES, 2011, p. 01)

    Um dos grandes desafios da educação hoje é implementar as tics em sala de aula, visando uma aprendizagem significativa. Para que essa aprendizagem possa acontecer é necessário que o professor esteja disposto a pesquisar e fazer um planejamento pedagógico utilizando as tics sempre visando a melhor forma do aprendizado dos alunos.

    Letcyanna

    ResponderExcluir
  4. Quando pensamos em educar, estamos pensando primeiramente em formar cidadãos para a sociedade em que vivemos. O maior desafio que encontramos quando entramos na sala de aula é saber como passar determinado assunto pedagógicamente, o uso das tic's na educação exige que o professor tenha disponibilidade e enteresse em passar o melhor para os seus alunos e mais ainda, visando o desenvolvimento de cada um deles. O professor de hoje precisa com todas essas tecnologias estar acompanhando o seu aluno, pois o computador sozinho não será proveitoso, o aluno tem que se desenvolver criticamente e estar sempre colocando a sua opinião sobre qualquer atividade, então buscar formação continuada e estar disponivel para aprender nos dias de hoje são uns dos maiores desafios.

    ResponderExcluir
  5. A tecnologia oferece diversas ferramentas, que podem ser utilizadas na sala de aula, com a intencionalidade de ser útil na exploração dos conteúdos de forma mais interativa, no entanto, é imprescindível identificar quais se enquadram na realidade da escola e dos alunos.
    As tic´s nos fornecem meios interessantes,e nos garantem mais chances de aprendizado para toda a sala, pois, alguns alunos aprendem mais ouvindo, outros, são mais visuais, então, utilizando as ferramentas tecnológicas conseguimos alcançar um nível melhor de aprendizagem.
    Nilbo Nogueira, doutor em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Afirma:“O risco é repetir o velho com a ferramenta nova”
    Temos inúmeros meios tecnológicos disponíveis, porém, esses não farão por si só uma revolução educacional, é preciso aproximar didática, conteúdos e tic´s, para garantir o bom uso da tecnologia.

    Edna Mercia Ferreira França

    ResponderExcluir
  6. Quiteria Rocha
    Atualmente com os avanços da tecnologia o educador para realizar seu trabalho de forma criativa e dinamica, é necessário fazer uso das TICs. É uma nova forma de proporcionar momentos diferentes em sala, ou seja, diminuir o uso do giz e da lousa.A sociedade busca se atualizar com respeito a tecnologia.O educador também precisa atualizar-se no que favorece o educando no processo de ensino e aprendizagem, tornando a escola um lugar interessante.

    ResponderExcluir
  7. através do artigo :FORMAÇÃO DE PROFESSOR PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
    NOTA-SE QUE :uma vez que o professor é abordado pelo conhecimento de determinadas tecnologias ele estara ampliando as possibilidades de multiplas interpletações sobre diversos contextos e sendo assim como nós diz a autora do artigo o professor estará oferecendo inumeras possibilidades de vias educacionais usulfruindo de temáticas qualitativas no âmbito educacional.

    ResponderExcluir
  8. andrielle de souza.

    quando se trata do fator social vimos que o conhecimento das tecnologias torna-se de extrema importância para a sociabilidade humana ,visto que o ser humano necessita da comunicação lembra-nos pois que as tecnologia vem sendo inovadas e aprimoradas a cada ano então obviamente ocorrerá uma necessidade da determinada sociedade adapta-se e acompanhar este ritmo de inovação para que possa haver interação entre as pessoas.

    ResponderExcluir
  9. Sandra Maria

    As novas TIC's, em particular a internet vieram para ficar e já começaram a alterar o comportamento da sociedade. A era da informatica e da informação é o ingresso da humanidade para novos conhecimentos e habilidades. Entretanto, como futuros educadores devemos estar atentos, pois devemos ensinar os nossos alunos qual o caminho melhor, ou seja, a não iludirmos confundindo progresso com pirataria da internet.
    A utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, como ferramenta, trás uma enorme contribuição para práticas escolares em qualquer nível de ensino. Esse novo recurso e primordial para a utilização em sala de aula.

    ResponderExcluir
  10. Penso que, para que as TICs tenham valiosa participação no processo educacional, primeiramente é necessário que docentes e gestores escolares, vivenciem situações (estas permanentes) de contato com as inúmeras possibilidades de utilização que as tecnologias oferece.

    Gerliany Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "... mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores." (Pozo e Pérez, 2001)

      Excluir
  11. Sobre o artigo: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇAÕ E COMUNICAÇAO.
    Percebe-se: É cada vez notório "(...)que o trabalho linear, segmentado e repetitivo, característico do padrão tecnológico taylorista e fordista, tem sido substituído por uma nova modalidade marcada pela integração e pela flexibilidade".(Machado, 1994,p.169)
    Diante de todas estas exigências que estão sendo colocadas para a educação, percebe-se que, até hoje, a educação presencial ou a distância tem se mostrado insuficiente para atente essa nova realidade. Acredita-se que as TCI podem trazer benefícios significativos para essa nova realidade de educação, seja ela à distância ou não, portanto, é primordial que os professores que vão fazer uso destas novas tecnologias tenham conhecimentos. Apesar que hoje os professores se veem diante do que pode ser considerado, ao mesmo tempo, um grande desafio e uma grade oportunidade de novas habilidades de conhecimento.

    ResponderExcluir
  12. É de conhecimento de todos que para os atuais professores utilizarem os recursos tecnológicos de forma pedagógica é necessário que eles se disponham a obter novas aprendizagens, tanto para um novo olhar no que diz respeito a elaboração de novos planos de aula, projetos, desenvolvimento de conteúdos, como para utilização em sala de aula, atraindo a atenção dos alunos não só para o recurso, mas como ele está sendo utilizado. Para isso é necessário que as instituições educacionais se abram as mudanças e revejam seus métodos, muitas vezes retrógrados, revendo alguns conceitos e reconhecendo que a escola não é e talvez nunca foi a única fonte de informação e conhecimento dos alunos, visto que todo conhecimento é válido, desde a experiência de vida até as mais diversas TIC, estas que vão desde um simples jornal ou revista até a mais sofisticada máquina.
    Sabe-se que a maioria das instituições escolares que se interessam em acompanhar esses avanços, visam ser um diferencial, se destacar e apresentar alternativas de ensino que condiz com a realidade atual.No entanto o maior instrumento, digamos assim, que pode ser usado para que esses objetivos sejam alcançados chama-se "professor", que deve ser muito bem capacitado para assumir o papel de mediador na construção da aquisição de novos conhecimentos, cuidando sempre para que a elaboração da proposta pedagógica respeite os aspectos sociais, econômicos e políticos, além das condições prévias dos alunos, desta forma realiza-se um processo de humanização destes cidadãos na sociedade através do uso de distintas ferramentas ou tecnologias.

    ResponderExcluir
  13. Partindo da ideia de que estamos inserido na era das tecnologias e que temos que nos adequar as mudanças faz necessário colocar novos olhares ao sistema de ensino, pois ele assim como nós precisamos andar de braços dados como processo evolutivo em que a sociedade como um todo esta vivenciando.
    e as tic's estão ai batendo a nossa porta pra dar-nos os suporte necessário para que nossas aulas deixem de ser convencionais para serem mais participativas, pois os jovens estão evoluindo e os educadores também necessitam dessa evolução.

    ResponderExcluir
  14. Para que as TICs tenha um papel importante e significativo dentro da sala de aula,é necessário que se tenha professores capacitados e disponíveis para encarar essa realidade,profissionais que não tenham medo de ser substituídos pelas tecnologias.Sabemos que o uso das TICs não solucionará todos os problemas que atingem a educação,elas podem educar,mas também deseducar dependendo da maneira como será usada.As escolas que preparam seus profissionais com esse intuito ganham credibilidade diante do mercado,contribuindo dessa forma com a formação de ensino aprendizagem de mestres e alunos.


    As transformações pelas quais passa hoje o mundo, como a globalização
    e o surgimento de novas tecnologias, têm exigido que as instituições de ensino superior formem indivíduos mais capacitados competentes para enfrentar os problemas sociais. (RODRIGUES, 2006, p. 23)

    ResponderExcluir
  15. É notório constatarmos que vivenciamos hoje em um mundo globalizado, sendo que ao observarmos o uso das tic´s na escola podemos nos deparar com vários desafios.
    Um desses está no caso de alguns professores que na maioria das vezes, sentem-se despreparados, desmotivados e até mesmo a falta de acesso a essas tecnologias. Porém cabe ao professor ir em busca de implantar na sala de aula essas tic´s.
    Pois com certeza os alunos terão mais facilidade de compreender os conteúdos além de ser mais um aprendizado significativo mediante a troca de experiências entre professor e aluno.

    ResponderExcluir
  16. As TIC's é um "meio" essencial para a formação do alunado, onde se da a aplicação de conhecimento através de informaçoes e soluções no seu cotidano.
    E bem como as TICs aplicadas, devem sempre ser de forma direta ao aluno, pois as tecnologias nao param por ai.

    ResponderExcluir
  17. É de fácil percepção que existe uma barreira, entre escola e aluno, visto que, a grande maioria dos alunos tem acesso a algumas TICs antes da maioria dos professores. No entanto sabemos que usar de alguns meios tecnológicos na escola não é algo de outro mundo, pelo contrario é um meio possível de tornar a aula prazerosa e agradável, pois estaremos entrando no mundo conhecido por vários alunos e que de alguma forma podem contribuir com as aulas. Cabe ao professor se atualizar e usar as TICs como um meio de aproximação e não como uma barreia que afasta escola e aluno.

    ResponderExcluir
  18. Atualmente É fundamental que os docentes saibam manusear as novas tecnologias, para que isso seja possível faz-se necessário investimentos na formação dos professores, pois não se pode cobrar conhecimento e desenvoltura do docente se antes não houver um treinamento adequado para o uso das TICS em sala de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez a falta de informação ou de buscar informações necessárias para se fazer um uso adequado de equipamentos, tem sido o grande vilão da história entre professores e as TIC, pois ao longo do artigo "Formação de professores para o uso das novas tecnologias de informação e comunicação" é possível ver que o governo tem procurado ajudar de varias formas os profissionais que querem se qualificar para atender as novas necessidades que sujem com essa nova ferramenta de ensino.

      Excluir
  19. È de fundamental importância que os profissionais da Educação como um todo,venham visar novos métodos que busquem melhorar o ensino aprendizagem,portanto com o uso dsa TICs abre-se uma novo caminho para a qualificação dos dicentes.

    ResponderExcluir
  20. Em relação ao artigo:Formação de professores para o uso das novas tecnologias de informação e comunicação.

    A formação de professores para essa realidade tem sido crítica visto que não há na maioria das vezes interesse e oportunidades entre as partes.É necessário conscientizar alunos e mestres a importância da tecnologia para o desenvolvimento sócio e cultural.As tecnologias poderão ser empregadas para avançar e facilitar no processo de ensino aprendizagem,tornando o trabalho entre professores e alunos mais participativo e motivante.

    ResponderExcluir
  21. As novas tecnologias [e mais uma forma dinâmica para o professor em sala de aula, elas vem inovamndo o insino oferecendo metodos para uma boa aulafazendo com que os discentes tehna mais participação. Asoiciedade exige muito e por isso é necessário que o prfessor estja sempre atualizado,tendo um bom conhecimento par que existe alunos mias i formado que o professor. Então preciso que haja uma formação de professores para facilitar suas aulas.

    ResponderExcluir
  22. ARTIGO: Formação de professores para o uso das TIC'S
    Esta formação não esta de maneira adequada ao prfessor, são poucos recursos oferecidos para oa professor em relação a formação de trabalhar as tic's. Esta sendo oferecido equipamentos nas escolas mais são poucas a fazerem usos das mesma,visto que os professores não estão preparados. É preciso que se envista na farmação do professor

    ResponderExcluir
  23. Segundo o artigo: Formação de professores para o uso das novas tecnologias de informação e comunicação.

    O governo federal tem feito investidos na educação e na qualificação dos profissionais que atuam nesta área, através de projetos e programas como: rádio na escola; laboratórios de informática; sala de vídeos e outros, para que o processo de ensino - aprendizagem se tornem mais dinâmicos. Porem tem encontrado dificuldades no pensamento tradicionalista de alguns educadores que se recusam por algum motivo a inovar suas aulas usando novos recursos tecnológicos. Mas o avanço continuo da tecnologia esta obrigando a comunidade escolar a rever posicionamentos convencionais ainda existentes e esse não é o único problema que há em usar as TIC, pois o professor que domina o uso técnico da tecnologia não pode usa-la como o único meio de ensinar e sim com mais um recurso a ser empregado nos seus planos de aulas.

    ResponderExcluir
  24. Estratégias Didáticas utilizando Internet: O papel do professor é encaminhar o aluno a um aprendizado ético, moral acadêmico. Este recurso é voltado tanto para a socialização quanto para adquirir e transmitir conhecimento. A aprendizagem ocorrem na relação entre o que ela sabe e o que o meio físico e social oferece; sem desafios, não há por que buscar soluções. Por outro lado, as grandes inovações no processo educacional ainda estão por vir.Para que todo o potencial tenha chance de se desenvolver e ousar mais, sem perder o rumo dos objetivos educacionais, rever os conteúdos curriculares e e inserir o uso das TIC nos projetos da escolas.

    ResponderExcluir
  25. Sueli Maria

    As tecnologias vem avançando cada dia e isso faz com que as pessoas fiquem conectados em cada uma delas.E no âmbito escolar não pode ser diferente pois,o discente é situado em meio as tecnologias e o professor deve ser inserido no mesmo espaço mas, para isso acontecer ele tem que está seguro na tecnologia que irá usar em suas aulas porque se for o caso de não estar a aula continuará monotona.

    Portanto, percebe-se que hoje isso ainda existe de vermos professores que não sabem lidar com as tecnologias e o essencial seria a escola fazer uma foemação para que eles passem a usar corretamente.

    ResponderExcluir
  26. Realmente, há muitos desafios para o uso das TIC´s em sala de aula... Apesar do grande avanço da tecnologia e da sociedade, ainda há certa “pressão” em todo o contexto escolar para a não utilização das tecnologias; uma delas seria a forma tradicional de como os educadores costumam trabalhar; outra seria o fato de que, apesar de haver muitas formas de o educador se capacitar, há algumas dificuldades e obstáculos para fazê-lo como, por exemplo, a falta de tempo que a maioria dos profissionais tem vários empregos para que assim, possam se sustentar, não sobrando muito tempo para se aperfeiçoarem profissionalmente, resultando assim, em aulas tradicionais que consequentemente resulta em aulas tradicionais que é o tipo de coisa que estão mais acostumados a fazer; outra dificuldade seria a falta de incentivo por parte da gestão escolar.
    Mas, apesar de tantos desafios, precisamos avançar, mesmo que forma gradual, deixando de lado as dificuldades, superando os obstáculos para que possamos educar verdadeiros cidadãos.
    Simone Petrúcia Rodrigues de O. Alves.

    ResponderExcluir
  27. Formação docente para o uso das TIC`S
    É necessário formações utilizando os próprios recursos tecnológicos, para que os momento das formação seja interativa, pois assim, o docente perderá o medo de utilizar os recursos tecnológicos da escola e compreender que a TV e o computador não são os únicos meios tecnologias existentes, pois “Para uma grande parte dos professores o termo. “novas tecnologias’’ está associada ao uso da televisão e do computador em sala de aula. (KENSK, p. 58).
    Ana Paula Pedro da Silva

    ResponderExcluir
  28. O desafio da tecnologia em sala de aula é de fundamental importância que seja combatido para melhorar a qualidade de ensino nos espaços educacionais. Quais os caminhos para selecionar esse problema? A Escola, pública ou privada, deve oferecer curso de capacitada preparando o professor lhe fornecendo condições de dominar os instrumentos tecnológicos. A interação do educador, a competência e habilidade dele é primordial para perpassa novos meios de adquirir conhecimento.

    ResponderExcluir
  29. Seguem abaixo temáticas abordadas no tópico USO DAS TIC’S NA EDUCAÇÃO:
    • Importância da formação docente inicial e continuada para o uso das TIC’S na educação;
    • Programas do governo para capacitação dos professores para o uso das
    TIC’S;
    • Evolução das tecnologias;
    • Tecnologias e o fator social;
    • Desafios do uso das TIC’S pelos professores e alunos;
    • Necessidade do planejamento pedagógico do professor ser claro quanto ao uso das TIC’S;
    • Diversificação metodológica por meio das TIC’S em sala de aula;
    • TIC’S como recurso para aprendizagem dos alunos;

    Agradeço a todos que participaram da discussão e até a próxima vez!!!

    ResponderExcluir